A primeira visita do Deputado Fabio Porta à capital brasileira: encontros com os representantes do Governo e da Presidência da República e uma visita à Câmara dos Deputados
Em sua primeira o visita a Brasília, na posição de parlamentar italiano e representante da grande comunidade italiana da América Meridional, o Deputado Fabio Porta teve uma dia com a agenda com muitos compromissos, que lhe permitiu encontrar expoentes de primeiro escalão do Governo Brasileiro, da Presidência da República e da Câmara dos Deputados.
Para a importante ocasião, o deputado italiano esteve acompanhado pelo Presidente da Unione Italiani nel Mondo (UIM) do Brasil, Plínio Sarti.
Foi particularmente caloroso o acolhimento recebido do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, um dos três ministros do Governo Lula com cidadania italiana. Com Lupi, o Deputado Porta falou da recente promulgação, por parte do Ministério do Trabalho Italiano, do decreto relativo aos projetos de formação destinados aos italianos no exterior, como também da assistência aos milhares de trabalhadores brasileiros na Itália.
Após esse encontro, o parlamentar italiano esteve na Câmara dos Deputados Brasileira, onde conversou com diversos deputados comparando o funcionamento das respectivas assembléias e analisando a possibilidade concreta de cooperação técnica e política entre as duas Câmaras.
Por fim, houve um encontro com os principais colaboradores do Presidente da República, Lula, onde, junto aos diplomatas da Embaixada Italiana, o Deputado Porta deteve-se acerca da próxima visita do Presidente Brasileiro a Itália, prevista para novembro próximo. “Esta minha primeira visita à capital brasileira – segundo declaração do Deputado do PD – era devida, em primeiro lugar, para agradecer àquelas tantas pessoas que, ainda que somente em caráter pessoal, em função dos encargos institucionais envolvidos – apoiaram a minha candidatura durante a campanha eleitoral. E, em seguida – continuou o Deputado Porta – para traçar um primeiro programa de trabalho com os parlamentares brasileiros, primeiramente com aqueles de origem italiana, como também com o Governo Brasileiro, que hoje conta com diversos expoentes de primeiro escalão com cidadania italiana”.
“A Itália precisa do Brasil e da América do Sul e esses contatos são extremamente importantes para consolidar as relações político institucionais entre esses países¸ além de servirem para valorizar e sustentar, com políticas adequadas, a presença difusa e significativa da enorme comunidade de italianos e descendentes.”